Celesc doa geladeiras para consumidores de Brusque e Nova Trento

O Governador Luiz Henrique iniciou na tarde de quarta-feira (13), em Itajaí, a entrega de 1.600 geladeiras eficientes para consumidores de baixa renda do Vale do Itajaí. A iniciativa é da Celesc e beneficiará na região da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional em Brusque 120 famílias do município de Brusque e 26 de Nova Trento. A data para a entrega nestes municípios deve ser definida nos próximos dias.

A distribuição faz parte do Programa Celesc de Eficiência Energética – Proceleficiencia – da Celesc Distribuição e vai atender consumidores carentes dos municípios que decretaram estado de calamidade pública em virtude da catástrofe ocorrida em novembro de 2008.

Ao todo, serão entregues no Vale do Itajaí três mil refrigeradores de 250 litros com selo Procel de eficiência energética, que garante o baixo consumo de energia elétrica (média mensal de 23,7 kWh), podendo reduzir pela metade o consumo de energia elétrica desse eletrodoméstico.

Reciclagem – Para receber o novo refrigerador, o consumidor foi cadastrado pela defesa civil do município e deverá entregar o refrigerador antigo, que será destruído e reciclado por uma empresa especializada. Além dos materiais que compõem o refrigerador, o fluido refrigerante (gás) também será reciclado, conforme determina a Resolução 267/2000 do CONAMA, a fim de evitar a poluição do meio ambiente e a destruição da camada de ozônio.

O Programa – O ProCeleficiencia implementa ações que promovem redução da demanda de potência no horário de ponta (18h30 a 21h30) e do consumo de energia elétrica, através da substituição de equipamentos antigos (que consomem muita energia) por equipamentos com tecnologia mais eficientes.

Em 2009, a Celesc Distribuição investiu R$5 milhões no ProCeleficiência, distribuídos em 13 projetos que contemplam, além da substituição de geladeiras no Vale do Itajaí, a instalação de sistemas de aquecimento solar para água em instituições sem fins lucrativos e em casas de comunidades de baixo poder aquisitivo e substituição de sistemas de iluminação, de esterilização, de refrigeração e de força motriz em hospitais e prédios públicos. O Programa também investe no fortalecimento do uso racional e seguro da energia elétrica por meio de ações educacionais em escolas públicas e comunidades de baixo poder aquisitivo.

(VÍDEO) - Goteiras na Rodoviária de Brusque são registradas novamente

A rodoviária de Brusque continua a sofrer com problemas de goteiras na sua cobertura. O fato, que já é recorrente para os usuários do transporte interurbano, voltou a ser registrado na manhã desta sexta-feira (23), que foi marcada por pancadas de chuva e tempo nublado.  Em um vídeo enviado por um ouvinte da Rádio Cidade é possível observar o chão com poças d’água, ao lado das cadeiras que...
Continuar lendo...

Acidente envolve carros de Brusque na Ivo Silveira

Um acidente de trânsito ocorreu na manhã de hoje, por volta das 10h30, na rodovia SC Ivo Silveira, bairro Bateas, em Brusque. Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), que atendeu a ocorrência, o fato resultou apenas em danos materiais.  No local, a guarnição da PMRv constatou que se tratava de uma colisão traseira entre dois veículos. O primeiro veículo envolvido era um FIAT AUDACE, registrado no município de...
Continuar lendo...

(VÍDEO) - Caminhão transporta outro em alta velocidade e causa risco na rodovia

Na manhã desta sexta-feira (23), um motorista de caminhão foi flagrado dirigindo perigosamente e transportando outro caminhão, de modelo menor, na carroceria. Conforme vídeo que circula em redes sociais, o fato aconteceu na BR-101, próximo a Navegantes.  Ainda conforme o vídeo, é possível notar que o veículo transportado encontrava-se suspenso, sem qualquer tipo de segurança para os condutores que trafegavam na...
Continuar lendo...